Filé Grelhado com Massa Cozida no Vinho Tinto

2 comentários

Fazendo um projeto na agência que trabalho para o Pão de Açucar, conheci essa receita de uma série "Sabores da Semana". Tem um monte de receitas que fiquei aguada para testar mas, essa foi a que me chamou a atenção por essa ideia de cozinhar a massa direto no vinho. Ainda mais usando o Malbec que é extremamente acido.
que eles fazem chamada

Ok, vocês podem seguir a receita pelo video ou abaixo com os meus comentários. Nos ingredientes, eu vou colocar o link do Pão de Açucar das coisas que eu comprei que podem ser mais chatinhas de se achar.

‪Ingredientes:‬
‪- 8 medalhões de filé mignon de‬ aproximadamente 100 gramas cada‬
‪- 1 garrafa de vinho Malbec
- ‪Sal a gosto‬
- ‪Pimenta-branca a gosto‬ (não coloquei)
‪- 400 g de massa fresca talharim‬ (tem que ser fresca a massa)
‪- 2 xícaras (chá) de caldo de frango‬ (eu usei duas xícaras de agua e dois cubinhos de caldo de galinha Knorr)
‪- 1 colher (sopa) de manteiga‬
‪- Açúcar a gosto‬
‪- 1 xícara (chá) de parmesão ralado na hora‬
‪- Ciboulette e ervas para decoração a gosto.‬ (usei salsinha, um pedaço de alcachofra temperada em conserva e um fio de ‪Spicy Brown Mustard‬ da Heinz para a carne)

‪Modo de preparo:‬

[Massa] ‬
‪Despeje o conteúdo da garrafa de vinho‬ ‪tinto em uma panela funda e leve para ferver‬ ‪juntamente com o caldo de frango. Assim que‬ ‪ferver, junte a massa e deixe cozinhar até ficar‬ al dente. Em uma frigideira à parte, coloque a‬ manteiga, a massa escorrida e mais 1 concha‬ do líquido de cocção da massa. Polvilhe‬
‪um pouco de açúcar para corrigir a acidez.‬ Engrosse o molho com o parmesão ralado‬ ‪e acerte o sal. Se ficar muito grosso, coloque‬ um pouco mais do caldo.‬

Eu não precisei colocar tanto açucar para corrigir a acidez e eu coloquei o caldo de galinha para dissolver na agua quente. A mudança dessa ordem não afetou a quimica da receita.

[Filé‬]
‪Tempere com sal e pimenta-do-reino, grelhe‬ em uma frigideira bem quente com um pouco‬ de manteiga até que todos os lados estejam‬ dourados e que a carne esteja cozida ao ponto‬ ‪desejado. Sirva com a massa e decore a gosto.‬

O Chef no video, diz que a frigideira tem que estar bem quente para selar a carne e só depois se coloca a manteiga para derreter e grelhar o medalhão. Por isso, o ponto da carne acaba ficando mal-passado.

Porções: 4‬

Servi esse prato com um Merlot mas, só porque estava frio pois, o prato já é bem encorpado. Harmoniza bem com uma cerveja pilsen também mas, não é um prato recomendado para o verão. 

Espero que gostem. ;)
If you like this post, please share it!
Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

2 Response to Filé Grelhado com Massa Cozida no Vinho Tinto

5 de julho de 2013 às 12:28

Cocção é um termo muito complicado de se entender.

8 de setembro de 2013 às 10:38

Eu tb pensei isso quando vi a receita e descobri que nada mais é que "o vinho que você cozinhou a massa" hahahaha

Postar um comentário