Frango ao Molho Funghi e Batata ao Murro

0 comentários
Dificil acertar uma foto boa mas, garanto que está gostoso!
Tive a ideia desse molho e não sabia muito bem como executar. Recorri ao google que trouxe essa receita aqui e usei como estrutura mas, fiz algumas adaptações, principalmente da quantidade pois, essa receita é para 459 refeições e a minha é para cerca de 4 pratos.

Eu vou até postar já com a quantidade que eu usei para não ficar confuso.

Ingredientes:

Funghi seco limpo e picado – 25g
Água filtrada
Manteiga sem sal- 1 colher de sopa
Cebola picada – 1/2 cebola
Alho picado – (não uso)
Vinho branco – 150ml (rá! eu usei saquê)
Caldo de funghi – 500ml
Creme de leite fresco – (usei o creme de leite suave da Nestlé)
Queijo parmesão – 400 gr. (troquei por 200g de gorgonzola)

Modo de Preparo:

Acomode os cogumelos secos em uma vasilha que tenha o dobro do volume da quantidade de funghi que você deseja hidratar.

Hidrate com a água filtrada na temperatura ambiente e reserve por 30 min. Lave bem antes de tirar a areia que fica acumulada nas ventanas.

Esprema os funghis já hidratados para eliminar o resíduo de água e não despreze o líquido. Guarde em um vidro e espere a areia descer. Separe a água para fazer o caldo de funghi.

Numa panela grande, coloque a manteiga para aquecer. Quando estiver quente, acrescente a cebola, o alho durante 2 minutinhos.  Coloque o vinho branco e deixe evaporar por mais 2 minutinhos.

Junte o funghi picado em fogo brando e refogue até amaciar. Acrescente o caldo de funghi coado e deixe ferver até reduzir o liquido pela metade. Acrescente o creme de leite, espere ferver, mexendo sempre. Coloque o parmesão ralado e deixe reduzir mais uns minutinhos até engrossar.

Salgue, experimente e reserve a metade para bater no liquidificador e junta-lo novamente com o que ficou reservado na panela.

-----

Ok. Eu não tinha vinho branco mas, tinha saque e imaginei que tivesse o mesmo efeito já que, é basicamente um vinho branco de arroz. Depois de consultar um amigo chef, tive a certeza de que poderia fazer a substituição e quem me dei a dica de trocar o parmesão por gorgonzola foi ele. Inclusive não fica forte justamente por conta do saquê. E não precisei salgar pois, o gorgonzola já é salgado Ficou incrivel, tudo na medida.

Exceto as quantidades que eu mudei da receita original, o restante fiz igualzinho a receita. Sim, tem que esperar o molho esfriar bem para bater senão ele talha. Tem que bater ele morninho quase frio. Experiencia propria. E tem que bater bem senão o funghi fica em pedacinhos dando uma textura esquisita para o molho.

Servi com frango, batatas ao murro para acompanhar e arroz com 7 grãos.

Acho que só a batata seria um acompanhamento mas, quis acrescentar o arroz.

A batata é muito simples: você cozinha com um pouco de sal, quando estiver cozida num pano de prato bem limpo você da o murro mas, como a pessoa que voz escreve é uma ignorante, ficou um purê de batata pq na verdade vc só da uma amassadinha e não um murro mesmo. Anyway, polvilhe com sal aromatizado (eu usei lemon pepper), alecrim e azeite. Leve ao forno coberto com papel aluminio por 20/30 minutinhos e pronto.

Essa receita é bacana para o inverno servida com Merlot.

(tá eu sirvo quase tudo com Merlot porque eu gosto muito)


If you like this post, please share it!
Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

No Response to "Frango ao Molho Funghi e Batata ao Murro "

Postar um comentário