Fazendo um projeto na agência que trabalho para o Pão de Açucar, conheci essa receita de uma série "Sabores da Semana". Tem um monte de receitas que fiquei aguada para testar mas, essa foi a que me chamou a atenção por essa ideia de cozinhar a massa direto no vinho. Ainda mais usando o Malbec que é extremamente acido.
que eles fazem chamada
Ok, vocês podem seguir a receita pelo video ou abaixo com os meus comentários. Nos ingredientes, eu vou colocar o link do Pão de Açucar das coisas que eu comprei que podem ser mais chatinhas de se achar.
Ingredientes:
- 8 medalhões de filé mignon de aproximadamente 100 gramas cada
- 1 garrafa de vinho Malbec
- Sal a gosto
- Pimenta-branca a gosto (não coloquei)
- 400 g de massa fresca talharim (tem que ser fresca a massa)
- 2 xícaras (chá) de caldo de frango (eu usei duas xícaras de agua e dois cubinhos de caldo de galinha Knorr)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- Açúcar a gosto
- 1 xícara (chá) de parmesão ralado na hora
- Ciboulette e ervas para decoração a gosto. (usei salsinha, um pedaço de alcachofra temperada em conserva e um fio de Spicy Brown Mustard da Heinz para a carne)
Modo de preparo:
[Massa]
Despeje o conteúdo da garrafa de vinho tinto em uma panela funda e leve para ferver juntamente com o caldo de frango. Assim que ferver, junte a massa e deixe cozinhar até ficar al dente. Em uma frigideira à parte, coloque a manteiga, a massa escorrida e mais 1 concha do líquido de cocção da massa. Polvilhe
um pouco de açúcar para corrigir a acidez. Engrosse o molho com o parmesão ralado e acerte o sal. Se ficar muito grosso, coloque um pouco mais do caldo.
Eu não precisei colocar tanto açucar para corrigir a acidez e eu coloquei o caldo de galinha para dissolver na agua quente. A mudança dessa ordem não afetou a quimica da receita.
[Filé]
Tempere com sal e pimenta-do-reino, grelhe em uma frigideira bem quente com um pouco de manteiga até que todos os lados estejam dourados e que a carne esteja cozida ao ponto desejado. Sirva com a massa e decore a gosto.
O Chef no video, diz que a frigideira tem que estar bem quente para selar a carne e só depois se coloca a manteiga para derreter e grelhar o medalhão. Por isso, o ponto da carne acaba ficando mal-passado.
Porções: 4
Servi esse prato com um Merlot mas, só porque estava frio pois, o prato já é bem encorpado. Harmoniza bem com uma cerveja pilsen também mas, não é um prato recomendado para o verão.
Espero que gostem. ;)
2 Response to Filé Grelhado com Massa Cozida no Vinho Tinto
Cocção é um termo muito complicado de se entender.
Eu tb pensei isso quando vi a receita e descobri que nada mais é que "o vinho que você cozinhou a massa" hahahaha
Postar um comentário