Tagliarini á Romanesca

0 comentários
Mangia che te fa bene
Ok! Esse feriado decidi fazer uma mini-maratona culinaria.

Convidei amigos muito queridos para jantar em casa e decidi servir uma massa com um dos molhos que
eu mais gosto na vida: Romanesca!

Tem um restaurante aqui em SP chamado O Gato que Ri que abrigou almoços familiares de 3 gerações diferentes: vovô e vovó, depois vovô, vovó e tia, vovô, vovó, tia e mamãe e mais tarde vovô ou vovó (minha avó foi a primeira mulher na familia a se divorciar), mamãe, tia, eu e minha irmã. É um pedacinho da Itália no Largo do Arouche. Muito gostoso e o unico lugar onde tem o tagliarini verde mais delicioso da história. Super recomendo.

Voltando a receitinha, quis servir uma refeição de cantina mesmo: torradinhas temperadas, parmesão fresco ralado na hora, o tagliarini á Romanesca e vinho, claro.

Meus comentários estão entre parenteses.

Para as torradinhas que fiz questão que fossem iguais as de cantina, usei essa receita do Cybercook:

Ingredientes
- 1 cabeça(s) de alho
- 1 colher(es) (sopa) de orégano
- 200 gr de manteiga (usei com sal) 
- 1 unidade(s) de pão francês amanhecido(s) (nem cogitei outra possibilidade, usei um filão fatiado de pão italiano.)
- quanto baste de azeite de oliva (pela quantidade de manteiga, que 200g é um tablete inteiro, coloquei só o suficiente para dourar o alho sem grudar no fundo da panela) 

Modo de preparo
Aqueça o azeite e doure o alho. Junte o orégano com a manteiga, depois junte o azeite quente com o alho dourado, a manteiga, o orégano e deixe esfriar para ficar uma pasta. Fatie o pão, passe a massa sobre as fatias e leve ao forno até ficarem torradas. (pelo tempo que eu tinha até o começo do jantar, acabei passando as torradas em uma mistura mais liquida, um pouco antes de esfriar e ficar essa pasta. Achei que poderia ter ficado mais sequinha mas, ficou gostosa, foi sucesso.)

Para o molho, usei essa do Cybercook toda em dobro pela quantidade de massa que eu estava fazendo:

Ingredientes
- 3 colher(es) (sopa) de manteiga
- 2 colher(es) (sopa) de cebola picada(s)
- 3 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
- 1 lata(s) de ervilha
- 3 xícara(s) (chá) de leite
- 1/2 xícara(s) (chá) de presunto magro em cubos pequenos
- 2 colher(es) (sopa) de queijo ralado (deixei para colocar depois)
- quanto baste de sal
- quanto baste de pimenta-do-reino branca
- 80 gr de champignon fresco fatiado(s)

Modo de preparo
Em uma panela,leve a manteiga ao fogo. Adicione a cebola e deixe dourar. Acrescente a farinha de trigo e mexa até obter uma massa. Vá acrescentando o leite aos poucos, mexendo sempre até dissolver bem a farinha de trigo. Tempere com sal e pimenta branca a gosto. Acrescente os demais ingredientes,misture e deixe cozinhar por 3 minutos.
___

O tagliarini eu comprei no supermercado mesmo mas, grano duro pois, teria que ficar al dente sem errar. Depois de colocar o molho na massa, ralei um pouco de parmesão por cima ao invés de colocar no molho como está na receita e coloquei no forno para gratinar. Meu fogão tem uma coisa muito legal que é uma chaminha na parte de cima justamente para fazer o gratinado.

Ralei também um tanto de parmesão para acompanhar a massa afinal, "queijo ralado" de saquinho é que não ia ser no meu jantar Cosa Nostra! hahahaha

O vinho ontem acabou sendo um rosé demi-sec espumante pois, esquentou absurdamente e malucamente de uma hora para a outra e a massa já estava bem parruda para um vinho tinto mesmo que fosse Merlot ou Cabernet Sauvignon.

Fiquei muito feliz pois, os amigos chegaram a comentar justamente a lembrança que eu tenho desse molho: almoço em familia em uma cantina italiana. Sucesso!

Testem, comentem. 

Bon appétit, mes amis!
If you like this post, please share it!
Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

No Response to "Tagliarini á Romanesca"

Postar um comentário