Mangia che te fa bene |
Convidei amigos muito queridos para jantar em casa e decidi servir uma massa com um dos molhos que
eu mais gosto na vida: Romanesca!
Tem um restaurante aqui em SP chamado O Gato que Ri que abrigou almoços familiares de 3 gerações diferentes: vovô e vovó, depois vovô, vovó e tia, vovô, vovó, tia e mamãe e mais tarde vovô ou vovó (minha avó foi a primeira mulher na familia a se divorciar), mamãe, tia, eu e minha irmã. É um pedacinho da Itália no Largo do Arouche. Muito gostoso e o unico lugar onde tem o tagliarini verde mais delicioso da história. Super recomendo.
Voltando a receitinha, quis servir uma refeição de cantina mesmo: torradinhas temperadas, parmesão fresco ralado na hora, o tagliarini á Romanesca e vinho, claro.
Meus comentários estão entre parenteses.
Para as torradinhas que fiz questão que fossem iguais as de cantina, usei essa receita do Cybercook:
Ingredientes
- 1 cabeça(s) de alho
- 1 colher(es) (sopa) de orégano
- 200 gr de manteiga (usei com sal)
- 1 unidade(s) de pão francês amanhecido(s) (nem cogitei outra possibilidade, usei um filão fatiado de pão italiano.)
- quanto baste de azeite de oliva (pela quantidade de manteiga, que 200g é um tablete inteiro, coloquei só o suficiente para dourar o alho sem grudar no fundo da panela)
Modo de preparo
Aqueça o azeite e doure o alho. Junte o orégano com a manteiga, depois junte o azeite quente com o alho dourado, a manteiga, o orégano e deixe esfriar para ficar uma pasta. Fatie o pão, passe a massa sobre as fatias e leve ao forno até ficarem torradas. (pelo tempo que eu tinha até o começo do jantar, acabei passando as torradas em uma mistura mais liquida, um pouco antes de esfriar e ficar essa pasta. Achei que poderia ter ficado mais sequinha mas, ficou gostosa, foi sucesso.)
Para o molho, usei essa do Cybercook toda em dobro pela quantidade de massa que eu estava fazendo:
Ingredientes
- 3 colher(es) (sopa) de manteiga
- 2 colher(es) (sopa) de cebola picada(s)
- 3 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
- 1 lata(s) de ervilha
- 3 xícara(s) (chá) de leite
- 1/2 xícara(s) (chá) de presunto magro em cubos pequenos
- 2 colher(es) (sopa) de queijo ralado (deixei para colocar depois)
- quanto baste de sal
- quanto baste de pimenta-do-reino branca
- 80 gr de champignon fresco fatiado(s)
Modo de preparo
Em uma panela,leve a manteiga ao fogo. Adicione a cebola e deixe dourar. Acrescente a farinha de trigo e mexa até obter uma massa. Vá acrescentando o leite aos poucos, mexendo sempre até dissolver bem a farinha de trigo. Tempere com sal e pimenta branca a gosto. Acrescente os demais ingredientes,misture e deixe cozinhar por 3 minutos.
___
O tagliarini eu comprei no supermercado mesmo mas, grano duro pois, teria que ficar al dente sem errar. Depois de colocar o molho na massa, ralei um pouco de parmesão por cima ao invés de colocar no molho como está na receita e coloquei no forno para gratinar. Meu fogão tem uma coisa muito legal que é uma chaminha na parte de cima justamente para fazer o gratinado.
Ralei também um tanto de parmesão para acompanhar a massa afinal, "queijo ralado" de saquinho é que não ia ser no meu jantar Cosa Nostra! hahahaha
O vinho ontem acabou sendo um rosé demi-sec espumante pois, esquentou absurdamente e malucamente de uma hora para a outra e a massa já estava bem parruda para um vinho tinto mesmo que fosse Merlot ou Cabernet Sauvignon.
Fiquei muito feliz pois, os amigos chegaram a comentar justamente a lembrança que eu tenho desse molho: almoço em familia em uma cantina italiana. Sucesso!
Testem, comentem.
Bon appétit, mes amis!
No Response to "Tagliarini á Romanesca"
Postar um comentário